O Conselho da IOF decidiu proibir o uso de ceras de esqui contendo flúor. Esta restrição aplica-se a eventos de orientação SkiO. A base para a adoção de tais restrições foram recomendações da Comissão de Orientação de Esqui. A regulamentação do novo requisito ocorreu com base em um sistema de confiança comprovado que teve um bom desempenho na temporada passada.
Está planejado realizar um teste abrangente da equipe de enceramento de esqui, que trabalhará na próxima Copa do Mundo da Noruega nesta disciplina.
De acordo com o presidente da comissão, Lars Mahold, a IOF tornou-se assim uma organização esportiva líder que demonstrou disposição para apoiar o meio ambiente. Entre as organizações esportivas internacionais, a federação foi a primeira a defender a proibição total das ceras com flúor. Este tipo de material é comprovadamente prejudicial ao meio ambiente.

Testar o sistema com uma equipe comum de enceramento de esqui é um dos eventos mais esperados da próxima temporada para os profissionais de engenharia. Espera-se que isso dê o nível necessário de identidade de superfície para todos os atletas. A sistematização e a redução de custos para as equipes também estão entre os benefícios percebidos. No futuro, isso tornará mais fácil para todos os atletas alcançarem o nível mundial.
Ressalta-se que a IOF, assim, mais uma vez confirma seu credo: ética, inclusão e desenvolvimento sustentável.